“ Todo mundo traz na garganta
Um instrumento de corda vocal,
Um artesão de mão divina
Foi quem deu essa sina legal
Apesar de tão singelo
A voz tem o canto mais belo
De todo esse instrumental ”
Moraes Moreira
A música faz parte do cotidiano de todos nós e, principalmente, das crianças que gostam muito de cantar e têm nas brincadeiras e jogos um universo musical muito diverso.
É muito importante cantar com nossos alunos em sala de aula, pois, estreita-se o vínculo afetivo proporcionando prazer além de desenvolvermos neles a afinação, o ritmo, a pulsação, a expressão e a percepção auditiva. Ensinar uma canção é aumentar o conhecimento de nossos alunos em relação à cultura, à língua, ao vocabulário, aos cantores e compositores, a lugares etc.
Essa prática não deve ser aplicada mecanicamente como forma de fixar a rotina, estabelecer a ordem ou ainda apenas como repertório de datas comemorativas, mas sim como forma de estimular a escuta e a interpretação com criatividade e expressividade musical.
Cantando em grupo, os alunos desenvolvem a escuta de sua própria voz, do grupo como um todo, desenvolvem a atenção, a concentração e o espírito de coletividade.
A canção é um gênero musical que funde a música e a poesia. É importante apresentar às crianças canções do cancioneiro infantil tradicional, da música popular brasileira, da música regional e de outros povos.
O professor é o modelo e deve acreditar na sua musicalidade apesar de, na maioria das vezes, nunca ter estudado música. Ele deve cantar sem gritar, evitando que as crianças “cantem alto”, adequando a canção às suas possibilidades vocais e às das crianças, isto é, não cantar muito grave nem muito agudo, nem apresentar canções que tenham letras muito longas ou que não se identifiquem com o universo infantil.
Se o professor se sentir inseguro e não tiver um instrumentista para acompanhamento das crianças cantando, que faça uso de gravações. Alguns trabalhos apresentam “play backs” que são a mesma gravação da música sem a voz do cantor.
Pense sempre no “fechamento”, ou seja, no arranjo da música aliando-a a outras artes como as artes plásticas, dança, teatro, etc.
Ao ouvir a música com os alunos uma boa prática é fazer o “mapeamento” da mesma: introdução, partes da música, em que parte e quais os instrumentos entram, voz masculina ou feminina, coro ou solo. Decida com os alunos o que fazer em cada parte da música. Vale um acompanhamento de articulação de pulso ou ritmo, dançar, encenar, enfim, o momento deve ser de prazer – tanto para o professor quanto para os alunos.
Sugestões de repertório:
- Selo Palavra Cantada – Canções de brincar, Canções Curiosas, Canções do Brasil. atendimento@palavracantada.com.br
www.palavracantada.com.br
-Thelma Chan – Coralito, Dos pés à cabeça, Pirralhada, Pra ganhar beijo.
www.thelmachan.com.br
-Bia Bedran – compositora e cantora
www.biabedran.com.br
-Fundação Victor Civita (Revista Nova Escola) – Músicas folclóricas, Festas na escola.
-Toquinho – Casa de Brinquedos, Canção de todas as crianças, Canção dos direitos da criança.
- Hélio Ziskind (TV Cultura) - Meu pé meu querido pé, Ratimbum
- Antônio Nóbrega (Teatro Brincante – São Paulo, 011-816-0575) – “Brincadeiras de roda, estórias e canções de ninar”.
- Rubinho do Vale (Minas Gerais) – Ser criança, Enrola-Bola – Brinquedos, brincadeiras e Canções.
- Edu Lobo e Chico Buarque – O grande Circo Místico, Os Saltimbancos
- Vinícius de Morais – A Arca de Noé.
- Outros compositores: Milton Nascime3nto, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Tom Jobim, Dorival Caymmi., Luiz Gonzaga.
- Rock dos anos 60 (Jovem Guarda) e 70.
- Músicas da cultura popular (Congada, Maracatu, Cacuriá, Jongo)
- Livros e CD’s de canções folclóricas, cantigas e parlendas.
- Villa Lobos – O Trenzinho do Caipira.
- Música étnica (indígena, africana)
Olá Márcia,
ResponderExcluirSeu artigo está muito bom, cheio de sugestões para nós que trabalhamos com crianças. Obrigada pela ajuda. Abraços,
Maria Virgínia.